<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, abril 30, 2009

MINI-FÉRIAS

Agora que estou a poucas horas de voar para Berlim, estava a dar uma vista de olhos ao post que escrevi da última vez que lá fui, há pouco mais de três anos.

A parte curiosa é que na altura, ao que parece, lendo o post, o que estava na berra era a gripe das aves. Assim, tudo indica que o facto de eu ir visitar essa bonita cidade provoca alguns problemas ao nível de saúde pública (mudando aparentemente o tipo de animal em causa), mas se for como a outra também não há-de ser nada.

De qualquer forma, essa não é a única coincidência, mas isso logo se há-de abordar noutras circunstâncias. Deixo-vos assim com esse bonito momento de prosa de Outubro de 2005 e espero que o Senhor me acompanhe mas que simultaneamente fique convosco.

'FÉRIAS

Para os menos atentos, faço notar que ciclicamente repito este texto, com a alteração de uma ou outra palavra chave. Assim, e para não desiludir os já incontáveis fãs, cá está ele, mais vez.

E já que estamos quase a chegar a Novembro, é finalmente chegada a altura de o BV ir gozar um curto mas merecido período de férias.

Desta vez, o destino é Berlim. Advirto desde já uqe face à situação actualmente causada pela gripe das aves, não vou poder trazer para todos, conforme esperava, uma bola de Berlim.

De qualquer forma, podem continuar a vir aqui (mi blog es su blog), escrever os vossos comentários e como tenho ideia de que na Alemanha também são capazes de ter acesso à internet, conto vir cá dar uma vista de olhos ou até mesmo compartilhar convosco algumas das minhas observações sobre essa bonita cidade....

Assim sendo, boas férias para quem vai de férias e bom trabalho para quem fica a trabalhar e que Deus nosso senhor nos proteja a todos.'




domingo, abril 19, 2009

DE PENALTI E GOLO EM FORA DE JOGO A CAMINHO DO TETRA

A história que nos vão vender:

Apesar do forte investimento e do bom início de época, o Benfica não conseguiu organizar uma equipa forte e acabou por se ir abaixo. As provas? 3º classificado a 8 pontos do primeiro, má participação europeia, más exibições nesta altura da época.

O FCP, para não variar, tem uma estrutura muito forte, conseguiu dar a volta ao mau início de época e tem ganho os seus jogos com facilidade. Provas? Líder com 4 pontos de avanço. A boa campanha europeia, com eliminação à tangente nos quartos de final pelo campeão europeu prova que a vantagem na Liga não há-de estar relacionada com as arbitragens.

Basta ver aliás os jogos contra a Académica das últimas duas jornadas. O Benfica perdeu 0-1 em casa, o FCP ganhou 3-0 fora.

A realidade

Independentemente de tudo o resto e das fragilidades e forças das equipas em causa, os factos são os seguintes:

- Nas 25 jornadas que levamos de campeonato, o SLB teve 6 penaltis a favor e 4 contra (dois contra o FCP);
- O FCP teve 8 a favor (com os tais dois contra o SLB) e, pasmem, 0 contra.

Na primeira volta, o saldo era de +1 para o SLB e de +3 para o FCP. No entanto, na segunda volta, quando o FCP arranca então para o tetra, o saldo nestas 10 jornadas é de +1 para o SLB e +5 para o FCP. Na altura em que se define o campeonato e em que as equipas moralizam e partem para o título ou desmoralizam e vão por aí abaixo, o saldo é esclarecedor.

Assim, só em penaltis (e nem vamos entrar em mais pormenores, como os golos limpos anulados ao SLB contra o V. Setúbal, o Nacional e a Académica, por exemplo, em jogos em que o SLB perdeu ou empatou), o saldo do SLB é +2 e o saldo do FCP é +8, com o pormenor interessante de dois destes serem no confronto directo. Ou seja, bastando esses dois penaltis não serem marcados, a diferença pontual entre os dois seria de... apenas 2 pontos. Impressionante, não é?

Ultrapassando a questão dos penaltis, o caso dos jogos com a Académica é paradigmático:
- O Benfica perde 1-0 em casa, com 3 bolas aos postes, uma exibição muito boa do guarda redes da académica, um golo mal anulado e um penalti não assinalado.
- O FCP ganha 3-0, com um penalti não assinalado a favor do adversário (à beira do intervalo e quando o resultado estava 0-0), um penalti e um golo em fora de jogo.

Assim, aquilo que pareceria uma disparidade de resultados e de qualidade de equipas, limpando o critério arbitragem, transformaria radicalmente os resultados.

Quanto à questão europeia, é naturalmente uma falácia, dado que destas, dificilmente se podem tirar ilações.

Por exemplo, o Benfica em 2005/06 foi aos quartos-de-final da liga dos campeões, sendo eliminado pelo futuro campeão europeu Barcelona, eliminando o Campeão Europeu Liverpool com duas vitórias e nem por isso deixou de acabar em 3º no campeonato.

O FCP foi também aos quartos-de-final da liga dos campeões, sendo eliminado pelo campeão europeu. Dos oitavos de final para a frente, teve 3 empates e uma derrota, o que o deixa com uma participação de 4 vitórias, 3 empates e 3 derrotas? Impressionados com esta campanha? Eu não estou.

A realidade é que esta equipa que fez esta campanha 'brilhante' só conseguiu marcar golos à outra equipa que fez a campanha péssima de penalti.

Notem que com tudo isto, o que estou a dizer não é que este Benfica é melhor equipa que este FCP, ou que jogou melhor, ou que merece ganhar o campeonato, ou o que seja.

A questão é sobretudo de que à partida já os dados estão viciados e dado que todos os factores interagem entre eles (as arbitragens com a moral das equipas com o apoio dos adeptos com a estabilidade directiva e por aí fora) o FCP começa sempre com tal vantagem que para o Benfica (ou o Sporting, lá por isso) ganhar o campeonato tem de ser muito superior e não apenas equivalente ou só melhorzinho. E ainda o que mais me espanta é que apesar dos factos serem por demais evidentes, não acontece nada e ficam todos satisfeitos com a versão que nos é vendida.




sexta-feira, abril 10, 2009

JÁ ALGUÉM AQUI...

... experimentou fazer café ou chá com água com gás? Como é que será que fica? O primeiro a dar feedback está convidado a experimentar um Roma com Frize Limão.




domingo, abril 05, 2009

ESTRANHAMENTE...

... não vi o Paulo Bento a falar da arbitragem do Leixões-Sporting. É que nem sequer falou da bola que bateu no "peito" do Abel...




This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Powered By Blogger