<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, outubro 31, 2008

PERSPECTIVA

Depois de ver o filme que se fez por cá, por causa de uma discussão por um telemóvel, não deixa de ser curioso ver o que é que se vai passando por esse mundo fora. Sobretudo quando se dá conta de que já é o terceiro caso em menos de um mês.

'Aluno mata professor durante aula

Um professor chinês foi morto por um aluno em Pequim, no terceiro homicídio do género registado na China em menos de um mês, disse a agência noticiosa oficial Nova China.

O caso mais recente, que vitimou um professor de 43 anos, Cheng Chunming, ocorreu terça-feira na Universidade Chinesa de Ciências Políticas e Direito, situada em Changping, nos arredores da capital chinesa.

Um porta-voz da universidade contou que o professor foi morto à facada em plena sala de aula por um estudante do quarto ano. O aluno, de 22 anos de idade, entregou-se, depois, à polícia.

Um funcionário do Ministério da Educação chinês indicou que, este mês, dois professores do ensino secundário foram mortos por alunos nas províncias de Shanxi e Zhejiang.

Os ataques a professores reflectem uma falta de educação moral e de acompanhamento psicológico, comentou o mesmo funcionário.'




quarta-feira, outubro 29, 2008

PARTICIPAÇÃO

Umas das coisas bonitas na internet é a interactividade e a comunicação que se gera entre as pessoas que visitam os mais diversos sites, desde os blogs (este por exemplo, já tem mais de 18.000 comentários), jornais e todo o tipo de páginas que ofereçam a possibilidade de comentarc.

Claro que não vou estar a fazer juízos de valor sobre quais são os locais adequados para comentar e onde são feitos comentários interessantes, mas o que eu nunca pensei foi ir ver o tempo aqui, e dar de caras com tantos comentários. Alguns exemplos:

- aqui no porto esta muito frio tambem
- Em lisboa está fresquinho mas, está uma bela manhã de sol com pouco vento
- na Ilha da Madeira esta chuva mas não esta frio.
- Se cair umas pingas SERÁ BOM PARA O GRÊLO.
- Em Lisboa está bastante frio...vento como ontem não está...No entanto não sei como a malta ainda consegue andar descascada com estas temperaturas tão baixas...
- Ainda bem que vamos tendo sol! É bem agradável, com temperaturas baixas, termos a companhia do astro rei. Quanto à chuva, só é necessário para as nabiças.
- Não está chuva nem orvalho...está um frio do carvalho!!!!

Será que estamos assim tão desesperados para dizer qualquer coisa?




sexta-feira, outubro 24, 2008

A IRONIA É UMA COISA TÃO BONITA

Eu juro que ainda agora vi no jornal da manhã o seguinte título, enquanto passavam uma reportagem sobre os respectivos protestos:

'Professores voltam a pedir suspenção do processo de avaliações'




terça-feira, outubro 21, 2008

SAUDADES

Desde que comecei a trabalhar (e já lá vão uns anos) que só faltei um dia por motivos de saúde, e mesmo esse foi só porque tinha feito uma entorse a jogar futebol que só se revelou na manhã seguinte e não me pareceu passar o dia a andar ao pé-coxinho de um lado para o outro.

Claro que isto não quer dizer que não tenha estado adoentado alguns destes dias ao longo destes anos, mas acabei sempre por aguentar e ir.

Bem diferentes eram os bons velhos tempos do liceu em que me lembro de tantas e tantas situações em que fingi estar doente só para poder faltar.

O truque que usava mais vezes era abanar o termómetro ao contrário (e que ficava sempre com 37,8ºC), mas tentei toda uma série de variantes, desde as que incluiam pasta de dentes a outras.´

Naturalmente, houve uma ou outra situação em que acabei por ser apanhado (lembro-me de uma vez em que os meus pais voltaram a casa 10 minutos depois de sairem porque se tinham esquecido de qualquer coisa, já eu estava a jogar futebol pela casa), mas nada assim de extraordinário.

E vocês, também faziam o mesmo, certo? Alguma história épica que queiram partilhar?




domingo, outubro 12, 2008

FLORIPARVA

Como terão reparado, já há uns largos anos que a Luciana Abreu, a famigerada Floribela, anda por aí. Como pouco via o que ela fazia, e apesar dos vários comentários que fui ouvindo ao longo do tempo sobre a extraordinária personagem, nunca tive nenhuma opinião, quer positiva quer negativa.

Entretanto ela fez o seu extreme makeover, apareceu na capa da FHM e das coisas que a ouvi dizer na altura, lá fiquei a pensar que era parvinha.

Agora, depois das duas coisas que a vi e ouvi a dizer este fim de semana, finalmente fiquei com uma opinião definitiva sobre a rapariga: é parva até dizer chega.

Não garanto a 100% a exactidão das seguintes declarações, mas o sentido era mais ou menos este:

- 'As pessoas acham estranho eu ser tão querida e humilde, mas é mesmo verdade, eu sou assim';

- Quase com ar de indignação: 'É que parece impossível. Por vezes dou por mim a dizer 'Quem me dera não sei quê' e passado pouco tempo essa coisa acontece-me'.

Isto era de pegar nela, besuntá-la com mel, prendê-la a um poste e chamar os ursos, não?




sexta-feira, outubro 10, 2008

ANTI-CRISE

No entanto, ao que parece, enquanto muita da comunicação social nos tenta deprimir fazendo as notícias parecerem pior do que realmente são (e acho que nesta fase nem sequer parecia necessário, que a realidade já está suficientemente má), como se pode ver no post abaixo, em Itália já conseguiram arranjar uma maneira de suavizar a crise.

'Erro faz vinho sair pelas torneiras numa cidade italiana

Moradores da cidade italiana de Marino, na região central do país, foram surpreendidos com o que parecia ser um milagre: das torneiras de suas casas começou a jorrar vinho branco, em vez de água'.

Há mesmo coisas fantásticas, não há?




terça-feira, outubro 07, 2008

A CRISE

Não admira que não haja confiança no mercado e que as pessoas estejam assustadas. Vejam bem o título da seguinte notícia que tirei do jornal de negócios e depois leiam a notícia, para se ver como dados globalmente positivos se transformar numa notícia assustadora.

Encomendas à indústria portuguesa caem 36,7% em Agosto

As novas encomendas recebidas pelas indústrias em Portugal registaram uma quebra de 36,7% no passado mês de Agosto face ao mês anterior.

De acordo com os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no trimestre terminado no passado mês de Agosto, o índice geral dos novos pedidos efectuados à indústria aumentou 11% em termos homólogos, mais 1 ponto percentual (p.p.) do que em Julho.

As encomendas à indústria com origem no mercado nacional cresceram 20% no trimestre que terminou em Agosto. Por outro lado, relativamente ao mercado externo, as encomendas recebidas na indústria recuaram 0,9, o que significa uma melhoria face ao trimestre terminado em Julho.




This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Powered By Blogger